Google Adwords VS Facebook Advertising – Qual o escolher? Qual o melhor?

Facebook advertising e Google Adwords são as grandes plataformas para webmasters que permitem aumentar o numero de visitas e interessados no vosso website. Mas qual o melhor? Qual devo escolher?

Primeiro de tudo, vamos a uma breve explicação sobre o funcionamento das mesmas:
Google Adwords -> Os anúncios são em formato de texto ou gráfico e de vários tamanhos. Os anúncios criados no Google Adwords são colocados em website que estejam inscritos no Google Adsense (A esmagadora maioria usa adsense nos seus websites) bem como nas pesquisas por palavras chave no motor de busca.

Facebook Advertising -> Os anúncios têm um formato unico: Pequena imagem + titulo + texto breve, onde os tamanhos dos anúncios não variam. No Facebook ads os anúncios são apresentados a utilizadores que utilizem única e exclusivamente o Facebook.

Google Adwords VS Facebook Advertising – Qual o escolher? Qual o melhor?

Começo por dizer que não existe o melhor. Existe sim o melhor para um certo tipo de negócios. Quando estabelece um website na internet e pretende começar e enviar trafego para o mesmo, é necessário escolher onde irá ser gasto o dinheiro para obter maximo rendimento. A grande diferença entre os dois é o facto de no Google Adwords ser necessário haver uma pesquisa ou uma visita a um website sobre aquela palavra chave para que se possa ser apresentado o nosso anúncio, enquanto que no Facebook Advertising os anúncios são apresentados directamente ás pessoas que utilizam o Facebook.

Um ponto muito negativo  do Google Adwords, e que faz muita gente desistir, é a competição para palavras-chave extremamente alta. Como quase todas as empresas usam Adwords, é complicado competir por algumas palavras-chave devido ao elevado preço que essas empresas pagam para se colocarem em primeiro lugar no motor de busca do google, para determinada palavra-chave(iniciados: Quem paga mais no adwords, fica melhor posicionado. Claro que depois também conta a qualidade do anúncio). Sendo assim, apenas se tiver muito dinheiro para gastar consegue competir, sendo que depois cada click no vosso anuncio pode custar mais de 1€.

Então como escolher entre o Google Adwords e o Facebook advertising?

Perguntem-se a vocês próprios: O anuncio/website/empresa é direccionado para toda e qualquer pessoa?

Se não, esqueçam o  Google adwords. Com o Facebook Advertising vocês conseguem mostrar os anúncios filtrados: Idade, seco, país, cidade, paginas, interesses e muito mais. Sendo assim, é possivel tirar partido do maximo de clicks que estão realmente interessados no que estão a promover. Para mais informações sobre o Facebook Adveritising visitem: Anunciar no Facebook – Truques e Dicas para uma boa publicidade.

Se sim, o que aconselho é utilizarem 25% do orçamento para Google adwords e outros 25% para Facebook advertising. Criem uma campanha e vejam os resultados: Clicks, facebook likes, compras, lucros adsense, etc etc. Escrevam tudo o que ganharam com a campanha num papel. Depois de a primeira acabar, comecem a outra campanha e façam o mesmo registo no fim. Comparem e vejam qual foi o melhor trafego enviado para o vosso website. Se a diferença for grande, de um para o outro, utilizem apenas esse mesmo para não haver desperdício de dinheiro.

No meu caso, utilizo quase sempre o facebook ads para promover os meus websites, se for feita uma boa filtração do mercado que pretendemos atingir, somos capazes de ter grandes lucros com um CPC baixo.

Facebook Advertising Google Adwords Facebook Advertising Google Adwords

About Renato Pimpão

Fundador do MundoDinheiro. Estudante de Informática de Gestão na ULHT (Lisboa). Empreendedor, ProBlogger e simpatizante das novas tecnologias (Ou talvez um pouco mais que isso), desde 2007 em IM. Perfil Google +1

Comments

  1. Miguel at Casino Direto says:

    Com Facebook Ads é tudo na imagem. Na minha experiência, as imagens de loiras funcionam melhor que todas as outras.

  2. Para usar um cupão facebook ad pede-me sempre primeiro o Paypal ou cartão de crédito antes de poder adicionar facebook ads como fonte de financiamento.
    É mesmo assim ou podemos usar o cupão sem ter de criar primeiro um anuncio e pagar?

    • Sim é obrigatório. Mas tu em Portugal podes usar o MBNET para criares um cartão VISA virtual só com 1€ para usar. Assim adicionas à tua conta facebook e não vais pagar nada a mais !

  3. Como vai Renato?
    Gostaria de ressaltar um ponto importante sobre o Adwords:
    Para quem desejar anunciar qualquer tipo de site ou blog que tenha como tema principal “ganhar dinheiro”, “ganhar dinheiro na internet”, “programas de afiliados”, o Google Adwords não aprovará o anúncio e o usuário ainda poderá ter a sua conta suspensa, além de ter a reputação do site ou blog comprometida posteriormente na busca orgânica.
    Forte Abraço e Sucesso!
    Att.
    André Padilha

  4. Paulo Tony says:

    Mas o Adwords tem uma grande vantagem sim, no motor de busca ele vai mostrar os resultados do interesse daquele usuario, nao resultados aleatorios, ou seja, o resultado é qualificado pelo proprio usuario que filtra seu interesse. Ja no Facebook Ads, a campanha pode ser segmentada por idade, sexo, cidade etc, mas raramente pessoas com características semelhantes tem os mesmos interesses.

    • Cleimar reetz says:

      Tenho a mesma opinião do Paulo, o adwords é melhor porque é segmentado por interece do usuario, assim são nescessários menos cliques para ter o retorno, mesmo que seja mais caro! Deus abençoe!

Speak Your Mind

*