Email Marketing – Truques e dicas – Porque é obrigatório?

email marketingMuitos iniciados e também alguns já com bons projectos, acham que fazer email marketing é coisa do passado porque as pessoas já não lêm esses emails, vai directo para o spam. Todos os dias recebemos imensos emails com coisas que não nos interessa, sejamos webmasters ou não, acabamos por receber sempre spam na nossa caixa do correio. Este é o ponto que acho que seja o porquê de muitos webmasters não recolherem emails nos seus websites. Se és uma dessas pessoas, estás redondamente enganado. Email Marketing é bastante rentável e permite-nos entrar em contacto directamente com os assinantes.

Porque é obrigatório o Email Marketing?

Primeiro de tudo porque é mais uma forma de entrarmos em contacto com mais pessoas, vejamos até o meu caso: Eu raramente subscrevo rss feed’s, não uso twitter pessoal (portanto subscrever via twitter não o faço) e só coloco Like num site que realmente me interessa, logo aqui são já três sistemas que eu posso não usar num website. Se o website não estiver a reconher emails, as formas mais usadas de contacto com o visitante já se esgotaram, ou seja, praticamente não tenho forma de chegar a esse visitante. Se o website estiver a recolher emails existe mais uma “tentativa” por parte do site para ter uma forma de chegar a mim e depois fazer Email Marketing e chegar até mim. Se o site estiver a oferecer algo em troca do meu email e principalmente se for algo muito interessante, é bastante provável que eu assine. Moral: Quem assina um sistema, pode não assinar outro.

Ter um bom sistema para recolher emails pode aumentar em muito os nossos ganhos para fazer Email Marketing.

Outro grande potencial deste sistema é ser um método mais directo e por vezes, mais pessoal. Para um visitante que assinou é preciso mais do que um email para o fazer agir. Ele está a seguir com a sua vida e vai ao email para ver a foto de família que recebeu do primo, encontra lá dois emails, o nosso e o do primo. Abre primeiro o nosso email porque o do primo já sabe o que é  (lá está outro elemento chave, o surpresa. Quando nós não sabemos o que é temos tendência a ter mais interesse), quando ele abre o email e o lê temos de o fazer agir e para isso o email tem de ter interesse para ele. Para ficares com uma base de dados (aconselho para o envio de emails o aweber) cheia de emails, podes criar um eBook, podes criar um concurso, etc.. Por norma oferecer coisas é o mais facil de obter emails. Mesmo se criares outro website e pretendes dar um pulo ao trafego, é mais um canal que podes utilizar para ganhar trafego.

Ao utilizarem um plugin como este -> PopUp Domination (custa cerca de 40€) vão captar mais a atenção dos visitantes e muitos deles vão colocar lá o email para receber o que vocês propuseram. Ex de um popup com o plugin:

 

Este sistema de Email Marketing permite-te entrar em contacto com muitos visitantes do teu site sempre que pretendas e de forma directa consegues chegar a todos. Vamos supor que vais lançar agora um concurso e queres que visitem a pagina do concurso, se postares no facebook a uma boa hora e tiveres 10.000 fãs, se 10% for ao teu site ver o concurso são logo 1000 visitas, juntamente com 10% do twitter + lista de emails + visitantes directos já é uma boa fatia de trafego aproveitado para aquilo que pretendes.

Não desperdices ferramentas, usa tudo o que está ao alcance.

About Renato Pimpão

Fundador do MundoDinheiro. Estudante de Informática de Gestão na ULHT (Lisboa). Empreendedor, ProBlogger e simpatizante das novas tecnologias (Ou talvez um pouco mais que isso), desde 2007 em IM. Perfil Google +1

Comments

  1. Muitos se esquecem de criar uma lista, isso é verdade! O seu artigo fez-me relembrar da importância que isso tem e vou agora mesmo começar a apanhar emails no meu blog.

    vlw

  2. eu acho um absurdo voces encherem a nossa caixa de emails de span eu nunca compraria nada de uma loja que usa o span como anuncio, pois isso é uma falta de ética e respeito para com o consumidor
    nao fique alegre pelo fato de eu ter colocado um email pra voce recolher, pois esse email já é para este fim receber todo tipo de porcaria que a tem na net e tambem para coloca-lo em sites que pede emails com finalidades maliciosas como o seu.

    • Olá “Indignado”

      O que falamos em cima não se trata de spam mas sim de listas. Pelo que parece, não percebes do assunto e por isso vou-te explicar melhor para não ficares com a ideia errada. O que falas é de SPAM, que são emails recolhidos por pessoas mal intencionadas e que enviam emails para ti sem tu quereres, isso é ilegal.

      O que falo no artigo são listas onde o utilizador QUER mesmo receber emails do site, esses e-mails são confirmados, por norma, com double opt-in, isso quer dizer que o utilizador para receber os emails de um determinado website tem de colocar o email e ir ao seu email confirmar que quer mesmo receber, caso contrario não recebe. Isto assim é totalmente legal e o beneficio é do utilizador que passa a receber as noticias no seu email sem ter de ir ao site, é o utilizador que escolhe.

      Quanto ao teres colocar aqui o email para comentar o artigo, faz parte do sistema WordPress para comentar, assim como pede o website se tiveres. O email neste caso serve para se eu responder ao teu comentario será enviado um email automaticamente para ti a alertar que tens uma resposta. Não é usado para mais nada a não ser para isso.

      Claro que, existem sempre webmasters que aproveitam para fazer spam, mas não é o caso, verificar a tua caixa de correio e vais ver que nada disso está a acontecer da minha parte.

      Espero que tenhas percebido a diferença. ;)

  3. Por mim podes enviar toda a informação que quiseres, estou sempre ávido de formações e informação.Acho lamentável que alguêm se esconde atrás de um nome como ” indignado” para criticar o que quer que seja, quando criticamos damos a cara mas parece que algumas pessoas estão tão “indignadas” com a sua própria inação que se escondem…tenho ganho um bom dinheirinho com a internet especialmente com este novo sistema que arrancou este mês, sugiro uma olhada, aos mais ambiciosos convido a que entrem no jogo : http://www.mente-milionaria.pt.vu

Speak Your Mind

*