Autoviva – Ninguém ganha nada, é tudo fraudulento.

Hoje trago um artigo diferente e pessoal.

Na ultima quarta-feira, sensivelmente, a Autoviva.sapo.pt lançou um passatempo para ganhar 3 iPad’s. Eu não participei, mas a minha namorada começou a participar e não correu bem, lembrei-me logo do caso Ensitel, se bem que é menos grave.

No inicio do passatempo, tivemos a ideia de pedir aos fãs de uma página facebook para votarem, em troca iriamos sortear um premio no dia 28 para todos, como um incentivo ou um agradecimento a todos os que votaram.

Durante toda a semana, houve várias pessoas que ficaram em 1º lugar no site da Autoviva, com milhares de votos, e depois a administração verificou os votos e retiraram-lhes os votos, passando de algo como 1000 votos para 100 votos, isto aconteceu varias vezes e algumas vezes pelos mesmos participantes que queriam ganhar à força, mas nenhum foi desclassificado. Pensei eu que fosse devido às seguintes regras no regulamento do passatempo:

“Todos os votos com base em informação falsa não serão contabilizados”,

Ela apenas recebeu um email a dizer que tinha havido 6 votos inválidos, claro que não conseguimos controlar os emails introduzidos por toda a gente, até aqui tudo bem. Durante toda a semana ela deu tudo para ter o maximo de votos. Amigos online, posts em paginas, posts no perfil, pedir a amigos para pedir aos amigos deles para fazerem votos, etc etc. E ha 5 dias atras decidimos retirar das paginas o incentivo ao voto por causa do passatempo e passamos apenas a informar os fãs do passatempo, sem pedir votos.

Hoje, cerca de 1 dia para acabar o passatempo, ela recebe um email a informar que foi desclassificada. Pergunto o porquê e responderam isto:

autoviva

Primeiro, não foi feito nada falso. Pedimos aos fãs para votarem e em troca oferecíamos um premio a todos como forma de agradecimento, apenas isso, não foi “argumentos falsos”.

Ela pediu então à Autoviva que, como fizeram com os outros participantes milhares de vezes, que esses votos fossem retirados. Isto porque desde há 5 dias atrás que ela não tinha publicado nada acerca disto, todos os votos angariados depois disso foram devido a amigos e publicidade em páginas onde nem era oferecido nada, simplesmente era feito um pedido. Pensando ela e eu que isso ia acontecer, visto que já vários utilizadores tinha acontecido o mesmo.

Recebemos de volta este email deles:

autoviva

No e-mail pode-se ler: “Os votos estão sujeitos a validação. Todos os votos com base em informação falsa não serão contabilizados”

Ok, então porque não retiraram os votos que acham que estão inválidos, visto que esses votos são apenas os votos até à 5 dias atrás? É que é isso que está escrito no regulamento feito por eles…

Depois é o facto de se referirem a “forma enganadora” pelo facto de oferecermos um premio de agradecimento aos fãs da página por todos os que votaram.

Quer dizer, até à 5 dias atra ela tinha cerca de 300/400 votos na sua frase, a  partir daí e até hoje, conseguiu cerca de 1000 votos sem seguir os mesmos termos que na opinião deles estão errados, no entanto é DESCLASSIFICADA enquanto que mais de 5 pessoas durante todo o concurso estiveram a fazer votos falsos, descaradamente, para tentarem ganhar de forma ilícita por varias vezes e o que lhes acontece é simplesmente retirarem os votos inválidos.

Ou eu estou errado, ou temos aqui varias situações erradas por parte da empresa:

->Meia dúzia de utilizadores estiveram durante TODO o passatempo a fazer votos ilícitos, eles desciam e voltavam a subir no top dos votos. Ficavam em 1º lugar, a Autoviva  verificava os votos e retiravam-lhes 1000 votos, 400 votos, etc.. mas eles continuavam na listagem sempre! Ao passo que, a minha namorada pretende dar um premio aos fãs da página como forma de agradecimento por todos os que votaram e é logo desclassificada.

->Autoviva envia um email a falar de uma regra especifica onde diz que os votos inválidos vão ser retirados, no entanto ela não faz isso, desclassifica indo contra as próprias regras.

-> Após vários pedidos de email à Autoviva para considerar o que estava a fazer, visto que nós nem nem pediamos que colocassem os votos todos mas sim que fossem retirados os que eles considerassem inválidos, como está escrito nas regras, não obtivemos qualquer resposta.

Depois de todo o esforço que a vi a fazer na angariação de votos, a minha honesta opinião pessoal é de que ela foi injustiçada pelo simples facto de não estar escrito nas regras uma coisa e os administradores fazerem outra completamente diferente. Ela é simplesmente um caso, certamente que muitos de vocês já fizeram o mesmo para conseguir ganhar algum passatempo ou decerto que já sentiram que colocaram TODO o esforço numa coisa e depois por algo tão ambíguo e falso como isto que aconteceu, vai tudo por água abaixo.

A Autoviva é um site que vai ser lançado dia 28 deste mês, pelo que estão a começar muito mal já com simples utilizadores descontentes e a terem a necessidade de escrever este tipo de artigos como forma de divulgação.

Não entendemos o porquê desta acção deles indo contra as próprias regras e dar regalias a outros utilizadores. Talvez porque ela estava em 1º lugar e a ocupar o lugar de um familiar ou amigo, não sei digo eu…É a razão mais lógica que vejo para irem contra as próprias regras.

Agora certamente esse lugar já está quentinho e o beneficiado amigo/familiar todo contente por não ter feito praticamente nada e mesmo assim estar entre os vencedores do passatempo.

Ao vosso lado existe uma barra para clicarem GOSTO e partilhar, agradecia que todos ajudassem na divulgação deste tipo de praticas enganadoras para todos nós e MUITO cuidado com os passatempos desta empresa ou qualquer coisa relacionada com esta pseudo-empresa.

UPDATE: Voltamos a participar no ultimo dia no passatempo Autoviva em meu nome e não é que retiraram os votos suficientes para não nos matermos em 3º ou 2º lugar?? Mais engraçado ainda é que já há pessoas na pagina FB a dizer a mesma coisa. A sorte deles foi que o passatempo não ERA no facebook da empresa, sendo fora ninguem tem como reclamar, se fosse no facebook acredito que a esta hora ja havia muita reclamação. Se quiserem se juntar comentar esta desgraça, já começam a aparecer comentários sobre o assunto aqui: https://www.facebook.com/autovivapt/posts/332131500177113?notif_t=feed_comment

About Renato Pimpão

Fundador do MundoDinheiro. Estudante de Informática de Gestão na ULHT (Lisboa). Empreendedor, ProBlogger e simpatizante das novas tecnologias (Ou talvez um pouco mais que isso), desde 2007 em IM. Perfil Google +1

Speak Your Mind

*